Há dois momentos na rotina diária que nos parecem carecer de alguma sistematização dessa participação, porque temos intenção de ir além da reunião tradicional com as crianças, no início e no fim do dia, em que por diferentes motivos é difícil ouvir todos. Sabemos, por exemplo, que essas reuniões não podem estender-se no tempo, sob pena de se tornarem pouco proveitosas e também sabemos que todas as crianças precisam de um tempo e de um espaço para fazer as suas escolhas (aprendendo assim a prever, a fazer planos, a tomar decisões) e a avaliar o que fazem (consciencializando o que lhes agrada e o que lhes desagrada como forma de ganhar controle sobre as suas vivências).
Assim, em todas as salas de jardim de infância do nosso agrupamento as educadoras têm vindo a ensaiar instrumentos que apoiem a prática de planificação e avaliação com as crianças. Hoje deixo uma nota sobre a prática da sala 1 do jardim de infância de Carapinheira.
- As crianças começam o dia numa curta reunião com a educadora, em que se trocam algumas impressões, a educadora faz as suas propostas de actividades para o dia e as crianças colectivamente fazem as suas propostas (projectos individuais e de grupo). Em seguida as crianças mais velhas, e as mais novas que o desejarem, fazem o registo escrito da sua planificação para o dia. As crianças mais novas que não queiram fazer planificação escrita ficam com a educadora a fazer a planificação oralmente (a educadora passa a escrito).
- As crianças acabam o dia com a avaliação. Registam na mesma folha em que fizeram a planificação o que fizeram e gostaram ou não de fazer. Tal como acontece com a planificação, as crianças mais jovens fazem geralmente a avaliação oralmente com a educadora.
- A educadora, com alguma regularidade, apoia os momentos de avaliação escrita e regista também os motivos que levam as crianças a avaliar positiva ou negativamente as actividades.
Apoio visual na planificação (escrita de palavras) |
Avaliação sem apoio visual |
Temos neste momento algumas ideias a favor desta prática de planificação e avaliação. Algo que inicialmente parece muito confuso, mas que rapidamente é interiorizado pelas crianças e se torna um apoio fundamental para o educador no conhecimento das crianças e dos seus interesses.
Muito interessante ( e importante...)o processo de planificação e avaliação realizado com as crianças. Gostei muito .Continuação de Boas práticas!
ResponderEliminargraça ( JI Coto)
Obrigada.
ResponderEliminarVoltem sempre
olá Ofélia, gostava de saber mais sobre essa forma de planificar e avaliar, pois também gostava de alterar a forma como os meninos planificam e avaliam o seu dia.
ResponderEliminarSe concordar,poderemos trocar ideias através do e-mail de CEAJI, www.ceaji.blogspot.com.