segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A diferença entre olhar e experimentar

Hoje dei uma volta nalguns blogues e reparei numa coisa que me preocupou.
Sendo eu formadora na área das ciências, preocupa-me que se façam sementeiras (actividades de germinação de plantas) em que a educadora faz e os meninos observam. Ora, as actividades assim vividas pelas crianças não têm qualquer valor educativo, não produzem efeitos nas "estruturas cognitivas", ou de acordo com uma linguagem mais actual, não levam ao desenvolvimento de competências.

Criticado por muitas razões, mas não por essa, será bom não esquecer o que Piaget nos ensinou a propósito da aprendizagem activa!

4 comentários:

  1. Olá Ofélia!
    Cada dia de uma criança é dia de novas aventuras e descobertas.
    Abraço.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “Dois copos com águas”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

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  2. Nada melhor do que a criança em acção....o contacto directo!
    Bj Teresa Rebelo

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  3. Experimentar pode significar pensar, o importante é que o sujeito mantenha em acção as suas capacidades.

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