terça-feira, 19 de abril de 2011

Avaliação na Educação Pré-escolar

A Circular n.º 4/DGIDC/DSDC/2011 sobre Avaliação na Educação Pré-Escolar, que se encontra disponível para download em http://area.dgidc.min-edu.pt/download/index.htm, não traz nada de novo, dizem alguns. A mim parece-me que trará ou não dependendo das práticas que já existam nas escolas.
Pessoalmente, reconheço no documento algumas ideias que me são caras e que Tonucci há já muitos anos colocou em desenhos.

1. Avaliar implica mobilizar a acção num determinado sentido, que assim necessariamente se consciencializa, evitando o risco de deixar as crianças "guardadas", muito bem "arrumadas" no jardim de infância  

2. Avaliar é um processo complexo, cuja finalidade não é catalogar as crianças a partir de impressões meramente especulativas e imprecisas. 

3. Avaliar implica a participação do "avaliado", exige o seu envolvimento consciente, de outro modo não produzirá quaisquer efeitos no seu progresso. Por isso e por outros motivos, observar "cada criança e o grupo" não deverá ser uma actividade do educador, desligada e não consentida pelas crianças. 



Não obstante as boas práticas, que certamente existirão em muitas escolas, considero que esta circular é um passo  importante e que poderá trazer alguma regulação às práticas de avaliação. A experiência que possuo nesta matéria, nomeadamente a que me advém do desenvolvimento de um sistema de avaliação no meu agrupamento de escolas e da formação dos profissionais, diz-me que há um caminho a percorrer para além da circular, ou a partir dela.




6 comentários:

  1. Ofélia, passei por cá para desejar uma Páscoa muito docinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma postagem bem pertinente. Quanto às ilustrações...adoro, algumas fazem parte dos "livrinhos"da educação experencial, certo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Certo. Estas questões já são velhas, mas estranhamente muito "novas"
    bj

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante ... Penso que em termos de Avaliação ainda há um caminho a percorrer...esta circular para alguns (talvez muitos!)pode ser um começo...
    Boa Páscoa e continuação de boas partilhas.
    Natércia -Blogue Jardins coloridos

    ResponderEliminar
  5. Olá Ofélia,

    Não sei porquê mas esta postagem passou-me ao lado e só hoje dei por ela.
    Gostei muito da forma como colocas a questão e também das ilustrações, que (reconheço)não conhecia :-(
    Parabéns pela pertinência e pela forma de a fazer. Aprecio o teu estilo de ser educadora.

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar