“Escutar a voz das crianças” leva-nos a privilegiar o brincar como ponto de partida para o trabalho pedagógico a desenvolver. As crianças tornam-se autónomas e capazes de gerir a sua própria brincadeira e o seu próprio processo de aprendizagem.
Falando dos animais…depois das crianças terem visualizado imagens sobre o mar falaram/discutiram sobre o mar.
- Tem água salgada.
-Tem golfinhos… peixes grandes e pequenos.
- Há peixes de vários feitios e cores (palhaço, polvo, espada, martelo, vermelhos, amarelos…
- O rio é mais calminho que o mar.
- No mar há algas, plantas…
- O mar é azul!
- Não, é castanho.
- As rochas é que são castanhas!
- No fundo do mar há baleias, pérolas e homens que são os mergulhadores.
- A praia é água e areia.
- As baleias não podem estar perto da areia…porque os barcos depois pescam…
Educadora - Porque é que os peixes grandes não andam perto da areia?
- Porque faz muito calor e eles podem-se queimar!
Educadora - Será? Podíamos inventar um mar...
Fizeram o projecto e mãos à obra, com criatividade e cooperação a brincadeira instalou-se!
"E já sabemos como nascem". A Marília (educadora) também gosta de coelhos e ajudou na pesquisa.
Grupo 1 do JI de Meãs
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