Ponto de partida - a educadora contou a história "A que sabe a Lua" conhecida de muitos educadores
Depois foi criado o contexto humano (situação/relação) que permitiu às crianças fazer afirmações, colocar questões a propósito do tema.
- A Lua aparece à noite
- É grande! Tem a forma de um círculo, mas às vezes tem outras formas…
- A Lua é de pedra
- Há uma Lua na Carapinheira e outra nas Meãs. A Lua da Carapinheira é igual àquela (contracapa do livro)
- Não é nada, só há uma!!!
- Eu não sei como é que é, se a Terra anda à roda por que é que não caímos?
- Pois, grande questão (educadora)
- A Lua é um planeta?!
- Podemos ir à Lua, mas só com uma nave espacial
- A Lua abre-se, é como uma bola e tem pessoas lá dentro
- Tem lá dentro uma bruxa…
-E onde está a Lua e a Terra ? (educadora)
-A Terra anda no espaço. O espaço tem meteoritos.
- O espaço? (educadora)
- O espaço é o céu.
- A Terra está em baixo, no espaço
- A Terra flutua
- A Lua está em cima da Terra, no céu. O céu é onde está o Sol.
- A Lua está no espaço, muito longe! A Terra é um sítio mais em baixo.
- O vento cola a Lua e ela não cai.
Esta primeira exploração de ideias conduziu a uma actividade muito conhecida, que pretende dar resposta a algumas questões...
Mas o interessante será o que faremos a partir daqui.
Grupo 1 do JI de Meãs
Olá
ResponderEliminarAdoro Ciências...sou professor de Ciências... e considero muito interessante a forma como foi feita a exploração deste tema.
Continuem com este excelente trabalho
Bjinhos
Ricardo
Olá a todos!
ResponderEliminarÉ fantástico como as dúvidas das crianças se mantêm ao longo dos tempos! Recordo-me, também eu, de não perceber por que razão a Terra rodava e nós não saíamos do mesmo sítio!!!
Parabéns pelo excelente trabalho!
Olga
Pois é Olga, as infâncias mudam ao longo dos tempos, são várias e variadas, mas possuem uma essência comum.
ResponderEliminarVamos lá a ver se conseguimos responder a isto.