quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um apontamento sobre educação emocional

Em Educação de Infância penso que ninguém dúvida  da importância da educação emocional. Em princípio o ser humano nasce equipado com a capacidade para ler emoções, mas precisa de contextos sociais para a desenvolver. António Damásio confirmou a existência "suspeitada" de indissociabilidade  entre razão e emoção, o que desafia as instituições educativas a dar um significado mais abrangente à palavra "inteligência".
Porém, são escassas as partilhas de práticas neste domínio. Em termos curriculares é algo que se enquadra na área da Formação Pessoal e Social, que se considera transversal e, portanto, mais difícil de  evidenciar ou relatar.
Aqui fica o apontamento de uma actividade.
  • Foram apresentadas às crianças diversas emoções (fotografias de rostos)
  • Discutimos cada fotografia reparando nos traços faciais (boca, olhos, sobrancelhas...)
  • Expressámos as emoções representadas nas fotografias 


Com medo
Alegre



Espantado
Zangado
Triste
  • Desenhámos individualmente um rosto ou mais rostos, representando emoções

  • Discutimos todos os desenhos para verificar se o que "liamos" nos desenhos correspondia à intenção do autor
  • As crianças descobriram que nem sempre acertam na "leitura" das expressões, que há emoções mais difíceis de identificar e que ao nível da representação gráfica a sua intenção e leitura difere da de outras pessoas. 


Grupo 1 do JI de Carapinheira

Sem comentários:

Enviar um comentário