terça-feira, 8 de março de 2011

Memórias de um casamento no Jardim de Infância

Foi há alguns anos que um grupo de crianças me informou dos amores e desamores existentes no grupo. Foi uma experiência inesquecível o que se passou a partir dessa conversa. Foram 3 meses de explorações à volta de conceitos como amor, amizade, namoro, casamento...
Tudo culminou numa dramatização colectiva em que se casaram namorados "aos olhos da lei e de Deus"(conforme as crenças expressas pelas crianças). As famílias espontaneamente enviaram fatos e adereços para a cerimónia e afluíram  ao jardim de infância, para espanto da educadora (eu).
Certamente todos já vivemos no jardim de infância situações em que a temática do jogo socio-dramático é o casamento, o que torna inesquecível esta experiência é a valorização dada por crianças e famílias, a seriedade que adquiriu o brincar. Hoje revia as minhas fotos armazenadas no computador e acordaram essas memórias. Porque é Carnaval, tempo de faz-de-conta para adultos e crianças, partilho convosco imagens dessa experiência.
Reparem no ar sério das crianças!

6 comentários:

  1. Ofélia, há alguns anos atrás (13) também surgiu uma actividade idêntica...as famílias também vieram assistir e todos entrámos no jogo, vestindo roupas e encarnando papéis...até os colegas do 1ºCEB participaram!!! As crianças divertiram-se imenso...foi tudo preparado ao pormenor.
    bj Teresa Rebelo

    ResponderEliminar
  2. Parece que as coisas se repetem. Se calhar, a importância que é dada a esses acontecimentos por quem os vive devia merecer uma reflexão nossa. O que poderíamos fazer acontecer que envolvesse de igual modo adultos e crianças?

    ResponderEliminar
  3. Ofélia, também preparámos em Maio(mês do coração) de 2009 (1 de Maio)uma caminhada intitulada "Toca a andar", envolvendo adultos (familiares e amigos) e crianças. Foi tudo preparado em conjunto, desde o percurso,a sinalização, os autocolantes (feitos no JI), certificados de participação, etc...e no final culminou num almoço saudável,partilhado por todos, no telheiro da escola.Foi uma actividade que nos marcou a todos.
    Teresa Rebelo

    ResponderEliminar
  4. "A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana." (Louis Pasteur)

    "Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol." ( Pablo Picasso )

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Zé pelas palavras simpáticas. Dão-nos força para continuar a fazer acontecer.

    ResponderEliminar