sábado, 5 de março de 2011

Quais os conteúdos elegíveis para o currículo? O caso da tourada

Vivemos no nosso país uma discussão entre defensores e opositores da tourada. Para uns trata-se de uma arte com tradição profundamente enraizada na cultura do país, para outros é um atentado aos direitos dos animais e, portanto, algo a banir.
Na zona geográfica do nosso agrupamento de escolas a tourada é um acontecimento na altura do Verão que tem vindo a ganhar progressivamente mais adeptos. Inevitavelmente e repetidamente surge nas diferentes brincadeiras e formas de expressão das crianças (construções, dramatizações, desenhos). Mas, desta vez, foi mesmo eleita por algumas crianças no Grupo 2 do JI de Meãs como temática para um projecto.
O que fazer? Como abordar uma temática controversa com crianças pequenas?
Lembro as palavras de Dahlberg, Moss e Pense, no livro "Qualidade na educação da primeira infância:  perspectivas pós-modernas", quando afirmam que não existem saberes não elegíveis, todos são passíveis de ser abordados, desde que não seja de forma meramente reprodutiva e sim criativa e crítica.


O João trouxe uma capa de toureiro, começou a dramatização
A educadora integrou o grupo de forcados
Queremos fazer uma praça de touros. É redonda, circular...
É vermelha 

Precisamos de um corredor para circularem os forcados,
 separado da arena: a educadora ajuda a encontrar
 o material  e ajuda na construção
Precisamos de animais e pessoas na praça de touros: vamos buscar aos jogos
 da sala e trazemos de casa
Precisamos de capa para toureiros: a educadora ajuda a fazer
Brincar às touradas com touros, vacas, cavalos,
bonecos-cavaleiros, bonecos-forcados...
Depois do Carnaval promoveremos a discussão a propósito da controvérsia sobre as touradas.

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