quinta-feira, 28 de abril de 2011

Abril: comemoração improvisada

No jardim de infância de Carapinheira estava a chegar o fim do dia 26 de Abril e ainda não tinha havido tempo para falar do feriado do dia anterior. Chegaram visitas nesse dia que ocuparam educadoras e crianças a preparar actividades a propósito do dia da mãe que se avizinha. 
Foi nesse momento que cheguei ao jardim de infância e propus um improviso, primeiro no grupo 1, depois no grupo 2. Comecei por contar a história do 25 de Abril sem nenhum suporte e a seguir propus às crianças que a dramatizassem. Tudo começou, claro, em Salazar e nas características de um regime político... 
Ao som de E depois do adeus  de Paulo de Carvalho e de Grândola Vila Morena de José Afonso, as duas canções que serviram de "senha" (código) na rádio aos capitães de Abril, os soldados-crianças abandonaram os quartéis e prenderam Marcelo Caetano-criança, depois enviaram-no de avião para o Brasil.
No fim o povo-crianças e os militares-crianças festejaram com cravos na mão, oferecidos por  uma florista-criança. Sem grandes preocupações com o rigor histórico dos factos, a recreação permitiu lembrar uma história bonita que faz parte da História do nosso país. Os níveis de implicação indicam que a actividade foi significativa para as crianças.

4 comentários:

  1. Gosto imenso do vosso trabalho!
    Tenho pena de não ter uma educadora como a Ofélia a dar-me apoio também no JI. ~
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. São só ideias que acho importante partilhar.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Estas actividades são muito ricas, em termos de envolvimento, improvisação, espontaneidade, objectos que adquirem outras funções...às vezes, não agarramos as oportunidades, no momento certo!
    Ainda bem que a Ofélia está sempre "lá", atenta! Continua assim
    bj Teresa Rebelo

    ResponderEliminar
  4. Não estou sempre, mas quando estou tento ser útil. Tudo isto só é possível porque somos uma equipa que trabalha para um mesmo fim, o bem das crianças. Aprendemos umas com as outras e tentamos ajudar-nos mutuamente.

    ResponderEliminar