quinta-feira, 14 de abril de 2011

Escuta das crianças


Nem sempre conseguimos compreender as mensagens das crianças se nos ficarmos pela interpretação literal do que dizem. É necessário escutar considerando o momento, o local, os gestos que acompanham a fala, as suas expressões, a sua história pessoal... Escutar uma criança dá "muito trabalho", mas faz toda a diferença nas nossas vidas de educadores e na dela.
Um grupo de rapazes brincava escavando no jardim, num dia da semana anterior. A educadora do grupo 2 pensou que estariam a plantar alguma coisa, mas perguntou o que estavam a fazer. Um dos rapazes respondeu:
- Estamos a fazer uma escultura.
- Uma escultura?! - admirou-se a educadora. Estranha escultura, pensou.
Entretanto chegou a hora de almoço e a brincadeira foi interrompida, não havendo tempo para mais conversas. O grupo de educadoras reuniu-se, como de costume, também para almoçar.
-Há bocado fui dar com alguns rapazes a fazer uma "escultura" na terra. Quer dizer, estavam a fazer um buraco!- disse a educadora do grupo 2.
Parámos todas por momentos a pensar, para tentar compreender que tipo de "escultura" estariam as crianças a fazer. De repente a educadora do grupo 3 disse:
- Já sei, era uma "estrutura", uma "estrutura de rega", eles não andavam a regar?
A educadora do grupo 2 concordou, dizendo que agora percebia o que as crianças estavam a dizer enquanto escavavam. "Escultura" terá sido a palavra que encontraram por associação de ideias e/ou sonoridades, querendo designar um tipo de construção que vêem os adultos fazer nos terrenos de cultivo, um sistema de rega tradicional que traça na terra percursos para a água. Aquele grupo de rapazes vive mesmo interessado nas actividades dos adultos ligadas ao campo e à agricultura, é importante não esquecer isso nas propostas de actividades.

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