domingo, 24 de abril de 2011

Planificação e avaliação: a participação das crianças (II)




No 2 de Abril deixei neste espaço uma partilha a propósito da forma como, no nosso agrupamento, nos temos vindo a esforçar por tornar as práticas mais participadas pelas crianças. Nessa partilha as imagens diziam respeito à sala 1 do jardim de infância de Carapinheira. Porque não há um modelo a seguir, ou aplicar, as educadoras do jardim de infância de Meãs usam formas de registo um pouco diferentes. Aqui ficam as imagens do grupo 2 do jardim de infância de Meãs.

De manhã acontece a planificação
1 - As crianças planificam o dia e usam como forma de registo simbologia das actividades.
São muitos símbolos diferentes, que correspondem a todas as actividades possíveis que as crianças podem escolher e que se encontram arrumados em caixas com várias divisórias. Numa tabela de dupla entrada as crianças colam os símbolos de 3 actividades que pensam realizar ao longo do dia. Só três? Sim, porque as crianças tendem a esquecer as suas escolhas quando estas são muitas.
2 - As crianças avaliam o que fizeram ao longo do dia, incidindo a avaliação "escrita" sobre as actividades que planificaram. Nem sempre as realizam, o que não é entendido negativamente pelos adultos, mas vão tomando consciência da inconsequência dos seus planos e também da maior ou menor diversidade de escolhas. O código de cores (gostei/verde; gostei mais ou menos/amarelo; não gostei/vermelho) apoia  a comunicação de ideias. Para além disso, a educadora regista, sempre que possível, os motivos apresentados pelas crianças para a avaliação que fazem das actividades.

À tarde acontece a avaliação

Sem comentários:

Enviar um comentário