sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um casamento fora da realeza



Hoje, as televisões não se cansaram, até agora, de transmitir "O casamento real". Não queremos ficar atrás em importância e noticiamos uma casamento de príncipes e princesas fora da realeza.
Tudo começou com um filme que deixei neste espaço a propósito de um casamento vivido no jardim de infância de Carapinheira há uns anos. Algumas crianças do jardim de infância de Meãs viram o filme e surgiu o interesse: "queremos fazer um casamento".
O interesse inicial surgido na sala 2 depressa se estendeu às outras duas salas através de conversas e brincadeiras no espaço exterior e na CAF. Foi preciso pensar o que é um casamento e como costuma ser experienciado na vida real com os adultos, planear, identificar os recursos materiais e humanos...
Foram duas semanas de muito "trabalho" a escrever convites, fazer prendas para noivos, cestos das alianças, cestos de flores, inventar fatos a partir de peças de roupa, livro de missal, cruz, alianças, máquinas fotográficas, flores para a cabeça, instrumentos para a banda tocar na festa, bolo dos noivos... Enfim, todas as coisas que as crianças acharam (se lembraram) que seria necessário ter num casamento.
As imagens da notícia que deixei neste espaço sobre o convite que recebi antes da interrupção da Páscoa dão conta da alegria que as crianças experienciaram durante esse tempo.
A animação atingiu o auge na véspera e no próprio dia: na véspera com a alegria de fazer o bolo dos noivos, um bolo de andares, composto por três bolos, um de cada sala, e que uma mãe ajudou a decorar; no próprio dia, a partir do momento em que os fatos começaram a ser vestidos, a mãe-cabeleireira começou a fazer os penteados e, sobretudo, os pais, muitos pais, começaram a chegar para assistir, para filmar, tirar fotografias e viver esta brincadeira com os seus príncipes e princesas.
Por tudo o que este projecto envolveu e pelos níveis de implicação que as crianças atingiram penso que não é necessário referir o desenvolvimento/aprendizagem que proporcionou. De qualquer forma aqui fica um filme.
Parabéns às educadoras do jardim de infância de Meãs por confiarem nas crianças e nas suas escolhas!


7 comentários:

  1. Bravo, Ofélia!Fez-me recordar o nosso casamento de Alvarelhos há 13 anos atrás...também preparámos com as crianças todos os pormenores...apareceu até o carro com as latas penduradas, dando uma volta no recreio com os noivos. Tenho o filme em VHS...que saudades!
    bj Teresa Rebelo

    ResponderEliminar
  2. Então e que tal passar o filme para formato digital para nós vermos?

    ResponderEliminar
  3. Unha experiencia profondamente educativa e divertida a un mesmo tempo. Encantoume ver a todas as crianças facendo de adultos

    ResponderEliminar
  4. Sem palavras! Lindo!
    Muitos parabéns, só alguém como vocês com extrema sensibilidade pedagógica, poderia dar vida a um projecto destes.

    ResponderEliminar
  5. A isto chamo eu prácticas de qualidade. Parabéns a todos os intervenientes.
    Beijitos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos. Estas crianças ficaram muito mais ricas depois desta experiência...
    Gostei muito, um beijinho especial para as educadoras!
    Ana Maria Frias

    ResponderEliminar
  7. Como é bom recordar este magnífico casamento ;)

    Um verdadeiro casamento de príncipes e princesas, sem dúvida!

    Achei fantástico este projecto, o qual surgiu por parte das crianças ;)

    Foi um projecto que exigiu muito trabalho, tanto da parte das Educadoras, como das crianças, mas o resultado está à vista e não poderia ser melhor :)

    FANTÁSTICO!!!

    ResponderEliminar