Mudar de escola, de amigos, de professores, de rotinas é difícil para todos nós, grandes e pequenos.
Demoramos sempre algum tempo a adaptar-nos a situações novas e, às vezes, nesse processo, perdemos muitas oportunidades de aprendizagem, “rendemos” menos, porque as nossas energias são consumidas com o processo de adaptação. Por outro lado, é doloroso e impossível encerrar experiências vividas num compartimento estanque que não contamine o presente. O presente precisa de incorporar o nosso passado que faz de nós o que somos hoje. Por isso, são tão importantes os processos de transição, nomeadamente através de formas de articulação entre o Jardim de Infância e a Escola do 1º CEB.
No Jardim de Infância de Meãs os meninos que vão para a Escola do 1º CEB no próximo ano lectivo já foram às escolas de Casal Novo e Meãs desenvolver actividades integrados em turmas do 1º ano, em situação de sala de aula. Aí encontraram alguns meninos que o ano passado foram seus colegas no Jardim de Infância. Por outro lado, os meninos do 1º ano dessas escolas vieram ao Jardim de Infância de Meãs, não só para recordar, mas para desenvolver, num contexto que faz parte das suas histórias, actividades que implicam desafios diferentes daqueles que têm no dia-a-dia.
O que vai acontecer? A explicação dos jogos motores. |
O trabalho em equipa de grandes e mais pequenos |
Todos fizeram uma avaliação positiva destas actividades. Os meninos do 1º ano referiram que gostaram muito dos jogos e que gostariam de voltar mais vezes.
Fundamental esta articulação!
ResponderEliminarbj Teresa R
Acho este tipo de articulação fantástica ;)
ResponderEliminarAcompanhei de perto um destes momentos e foi magnífico ;)
Algo fundamental para o crescimento das crianças*