domingo, 26 de junho de 2011

Festa de fim de ano do JI de Meãs (II)

Durante o ano lectivo trabalhámos de várias formas a música da Bela Adormecida, tanto na sua versão clássica (interpretação) de Tchaikovsky, como na versão da Disney (banda sonora do filme). Foi a reaprendizagem de uma história a partir das imagens mentais criadas pela música.
No fim do ano os grupos 1 e 3 do JI de Meãs dramatizaram a história, seguindo uma sequência de músicas com 20 minutos de duração. Participaram na dramatização cerca de 30 crianças entre os 3 e os 6 anos. Tiveram de aprender a orientar-se pela música, a cooperar entre pares para atingir um objectivo colectivo, a manter a atenção, a expor-se sem o apoio dos adultos perante um público, a construir um personagem, a compreender a diferença entre espectáculo e jogo de papéis...
O filme que aqui deixo é uma pequena amostra de fotografias, com a música inicial da dramatização.

4 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa que nunca experimentei... mas fiquei cheia de vontade ao ver o vosso espectacular resultado!
    Parabéns pela ideia e pela sua execução, foi decerto uma oportunidade belíssima de criar e recriar, usando a expressão artística e permitindo às crianças a fruição e a criação de que fala a nova brochura da DGIDC.
    Adorei!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos crescidos e mais pequenos pelo empenho e representação!
    Pelo que vi as crianças também adoraram esta actividade ... LINDÍSSIMA!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada. Eu adorei participar nesta aventura com as minhas colegas educadoras. Há um longo caminho a percorrer na cultura profissional no que respeita ao domínio das artes na Educação de Infância. Na visão que tenho da Educação de Infância, tudo, ou quase tudo pode ser trabalhado envolvendo as artes, mas para isso é necessário ser mais exigente com o próprio conceito de artes.

    ResponderEliminar
  4. Olá, olá ;)
    Inicialmente, pensei que este projecto fosse um pouco complicado de proporcionar, devido à sua complexidade, mas com o tempo verifiquei que, por vezes, nós é que subestimamos o valor que as crianças têm, pois elas são capazes de fazer muito mais do aquilo que pensamos. São seres incríveis.

    Exigiu algum trabalho, mas o resultado final foi excelente, foi magnífico poder verificar que as crianças conseguiram concretizar tudo da melhor forma possível e à sua maneira.

    Não podíamos querer melhor ;)

    Adorei este projecto, bem como tudo o que tive oportunidade de constatar ao longo do meu estágio. Foi, sem dúvida, um estágio cheio de aprendizagens significativas, não só por parte das crianças, mas também pela minha parte, cresci muito a diversos níveis :)

    Um grande beijinho a todos os meus "bugalhitos" e a todas as adultas com quem tive a oportunidade de conviver e aprender*

    ResponderEliminar