quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Agricultores e cientistas

A nossa horta (JI de Carapinheira) estava muito feia, com plantas velhas e secas. As educadoras lançaram o desafio de a fazer renascer na semana passada. Os meninos trouxeram utensílios, sementes e plantas e hoje iniciámos a nossa tarefa. Quer dizer, muitos meninos trouxeram, foram um campeões e lembraram-se sozinhos do recado que levavam para casa.
Na sala começámos por perceber que há sementes diferentes, de diferentes tamanhos e feitios e também há plantas! De onde vêm as sementes e as plantas? Lá iremos... As educadoras sugeriram que começássemos por plantar as plantas, na quinta feira continuaremos.

As tarefas de hoje:

  • A primeira de todas foi arrancar as plantas velhas. Descobrimos que estão bem presas ao chão, pelas raízes. Até nos agarrámos uns aos outros a puxar ao mesmo tempo! Ao princípio alguns meninos estavam com medo de se sujar, mas esqueceram-se logo disso.
  • Depois cavámos. Não foi nada fácil, porque a terra está muito seca e dura. O João mostrou que  é um especialista na enxada.
  • A seguir fomos à nossa compostagem buscar fertilizante para as nossas plantas. Alguns meninos ficaram muito enojados com o aspeto, mas outros quiseram ajudar. A Ofélia e a Teresa explicaram o que resulta naquela terra escura e estranha, mas mesmo assim precisamos compreender melhor. Lá iremos...
  • Depois espalhámos o fertilizante sobre a terra e todos os meninos encontraram uma nova morada para uma plantinha. A Carolina mostrou-se uma verdadeira agricultora, especialista em plantar os morangueiros que tinha trazido.
  • Por fim, regámos a nossa horta com a ajuda dos adultos. O resto acreditem que fizemos quase, quase, sozinhos.
Foi muito divertido para quase todos, para todos os que já gostam de vir ao Jardim de Infância e também para alguns que ainda têm dúvidas.
Já nas salas, alguns meninos desenharam uma planta, com uma couve como modelo, e perceberam que tem 3 partes: raiz, caule e folhas.





Sem comentários:

Enviar um comentário