domingo, 9 de outubro de 2011

Desenvolver competências científicas com sementes e sementeiras

No GRUPO ARCO-ÍRIS, depois de plantarmos algumas plantas na horta, decidimos semear algumas sementes. Tínhamos muitas espécies de sementes trazidas de casa e muitas mais na minha "coleção" de sementes.
Antes da sementeira propus às crianças um "jogo de adivinhas", usando imagens de algumas plantas: onde estará a semente que dá origem a esta planta da imagem? (tomate, milho, arroz, ervilhas, favas, feijões, cenoura, alface, abóbora, pepino, melão, etc.). As crianças divertiram-se imenso a tentar adivinhar e repararam que apenas conheciam as sementes do feijão, do milho, do arroz, da fava e da abóbora.

"jogo de adivinhas"
Depois, lancei o  desafio de semear favas e ervilhas e perguntei: será que podemos semear estas sementes na horta e dentro da sala? As crianças responderam que sim, já tinham semeado feijões num copo! Será que acontece o mesmo às sementes na horta e na sala? Surgiram então 3 hipóteses:
- Se puseres papel e água numa coisa grande as plantas crescem  lá fora igual a cá dentro (Rodrigo).
- Se for com muita água acontece igual (Ana Mafalda).
- Não, tem que ser com terra num copo (Mariana).
Umas crianças concordavam com uma hipótese, outras com outra e decidimos passar a ação. Semeámos lá fora favas e ervilhas e cá dentro as mesmas sementes num recipiente grande, num recipiente com muita  água e em copos com terra. Agora só temos que observar e registar o que vai acontecer.
Um recipiente grande
Muita água
Copos com terra

Sem comentários:

Enviar um comentário