terça-feira, 25 de outubro de 2011

O espírito de equipa fortalece a nossa profissionalidade

A pedido das colegas do JI de Meãs termino este dia com uma reflexão sobre o trabalho em equipa no contexto agrupamento de escolas.
Vamos ouvindo aqui e acolá que as relações entre os profissionais que trabalham no mesmo estabelecimento educativo, ou no mesmo agrupamento de escolas, nem sempre são muito próximas. Motivos pessoais não estarão ausentes nesse fenómeno, mas talvez devamos encontrar as causas noutra morada.  A cultura do professor/educador "dono da sua sala", "reinando nos seus domínios" construiu-se e alimentou-se internamente nas escolas ao longo dos anos.
Enquanto equipa de educadoras de um agrupamento de escolas não somos um caso à parte. Porém existe entre nós o desejo coletivo de inverter essa tendência. No dia-a-dia procuramos um sentido de projeto que nos una nas intenções pedagógicas e nas práticas diárias.
Começamos por definir no nosso Plano Anual de Actividades situações pedagógicas que vão além do acontecimento pontuado aqui além por uma data, ou uma temática, e que se concretizem em atividades que nos guiem, a nós e às crianças, didaticamente por caminhos comuns. Depois, intencionalmente, alargamos à dimensão do jardim de infância atividades inicialmente propostas por uma, ou para uma sala, sempre que elas possam gerar experiências ricas para todas as crianças.
A pessoalidade de cada uma de nós afirma-se através do contributo que pode dar à equipa, porque sabemos que cada uma de nós se torna melhor profissional quando se apoia nos outros elementos.

Visita à mercearia da mãe da Íris
Esta visita vem na sequência do interesse manifestado pelas crianças (sala 1 do JI de Meãs) em montar uma mercearia na sala. A visita foi alargada às outras 2 salas.


À saída
O que há numa mercearia I

O que há numa mercearia II
Íris-merceeira 
O lanche

2 comentários:

  1. Mais ainda do que a atividade, que foi rica certamente, gostei da reflexão introdutória.

    Penso que deveria ser feita em muitos (todos?) os Departamentos do pré-escolar, embora não seja muito fácil encontrar consensos e estabelecer equilíbrios.

    Porque a pessoa e a sua profissionalidade nem sempre se conjugam em sintonia...

    Obrigada pela partilha e parabéns.

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  2. Não sendo coincidentes há entre a pessoa e o profissional uma sobreposição em tantos aspetos que eles se tornam inseparáveis. Daí a importância de nos mobilizarmos no campo da racionalidade. Pela minha parte estou convencida que quando conseguimos de alguma forma melhorar o profissional, melhoramos simultaneamente a pessoa.
    Obrigada pelo comentário.

    bj

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