terça-feira, 15 de novembro de 2011

Educação emocional:zangas

A propósito das zangas dos pais que as crianças me quiseram contar, há já há algum tempo contei uma história que abordava a questão da separação. No final surgiu uma conversa em torno dos sentimentos da protagonista da história e algumas crianças falaram da sua experiência. Na altura registei o que as crianças me disseram, hábito que tenho porque as crianças sentem que estão a ser levadas a sério. O papel ficou no meio de outros e hoje encontrei-o. Cá fica a partilha, obviamente mantendo o anonimato das crianças.
Independentemente do total respeito pela verdade, ou não, que as afirmações das crianças representam, elas denotam as suas preocupações. Os tempos e os espaços para ouvir as crianças sobre o que as preocupa,  para falar de sentimentos, sem nenhum tipo de pressão ou  julgamento, garantem, na minha opinião, o essencial de um contexto preocupado com a educação emocional.

  • "Quando discutem os pais ficam à guerra".
  • "Os pais discutem e separam-se".
  • "Uma vez o meu pai discutiu com a minha mãe e não falaram naquele dia mais um para o outro".
  • "Às vezes os meus pais discutem, mas eu estou sempre a brincar, não quero ouvir".
  • "O meu pai e a minha mãe já discutiram e a minha mãe partiu um copo."
  • "Um dia o meu pai e a minha mãe discutiram e fomos para A..., ficámos lá, fomos para o hotel".
  • "A minha mãe zangou-se. Os pais agora estão tristes porque não são amigos. Depois zangaram-se outra vez. A minha mãe estava a chorar por causa do meu pai. A minha mãe já não chora, ele está longe, perdeu-se"
  • "O meu pai foi-se embora e ficou feliz. Mora perto da minha casa. Quando ele foi para muito longe eu chorei".


Sem comentários:

Enviar um comentário