domingo, 13 de novembro de 2011

Ciências na educação pré-escolar: a luz

Depois de brincarmos no escuro no Dia das Bruxas, surgiu a oportunidade de descobrir como se propaga a luz no grupo arco-íris. Será que é da mesma maneira que a água?
Fomos experimentar.
Começámos por fazer as previsões sobre o que aconteceria à água ao passar numa mangueira direitinha (linha reta), numa mangueira ondulada e numa mangueira com um nó. Eu esperava que as crianças me dissessem que a água passava sempre, mas não. Bastantes disseram-me que a água não passaria na mangueira ondulada, mas passaria na mangueira com um nó!
"A água fica em baixo, não consegue subir porque não tem pernas" - João
Experimentámos...
Depois fizemos previsões relativamente à passagem da luz na mangueira com os mesmos formatos. Esperava que me dissessem que a luz passava sempre, por analogia com a água, mas algumas crianças continuavam a prever que não passaria na mangueira ondulada! Questionadas, não conseguiram ensaiar uma explicação para a luz.
Experimentámos, na casa de banho dos adultos, o único sítio que podemos escurecer no Jardim de Infância.
No final todas as crianças conseguiram verbalizar que "a água  passa sempre", mas que a "luz só passa quando a mangueira está direitinha". Todos adoraram a experiência (feita em pequenos grupos). Só houve algumas dificuldades com os registos, questão que temos que trabalhar melhor.




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