sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ciências na educação pré-escolar: como trazer neve da Serra da Estrela

A Carolina do grupo arco-íris, do JI de Carapinheira, foi à Serra da Estrela e faltou uns dias ao JI. Todos os dias os meninos notaram a sua falta e fomos brincando com a ideia de que ela nos poderia trazer um bocadinho de neve. Seria possível?
Assim surgiu a oportunidade para mais uma atividade experimental. Parece que estamos em maré de ciências.

Alguns meninos afirmaram que não, outros quem sim. Os que disseram que sim não estavam de acordo sobre como trazer a neve. Surgiram várias hipóteses: objetos de plástico, de madeira, de papel, de pano e de metal.
 Aqui estamos nós a embrulhar cubos de gelo em "mantinhas" feitas com esses materiais. Também deixámos um cubo de gelo ao ar para ver as diferenças.
 Lã, plástico, metal, papel, madeira e sem nada. Todos fizeram previsões: quase todos os meninos achavam que o gelo não derretia (fundia) no plástico, 2 meninos achavam que não derretia (fundia) no metal, etc.
 Quando voltámos da rua fomos ver o que tinha acontecido. Surpresa! Afinal o gelo que não tinha fundido nada (ou quase nada) estava embrulhado na mantinha de lã!
 E aqui estamos nós a ordenar os materiais num pódio.
Em primeiro lugar a lã, em segundo lugar a madeira e o papel (empataram), em terceiro lugar o plástico e em último lugar o metal. Claro que o ficou ao ar fundiu muito, quer dizer tanto como o metal!

5 comentários:

  1. Muito obrigada por esta vossa partilha científica... até eu aprendi alguma coisa, pois não sabia que a lã conseguia manter o gelo durante mais tempo!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante!
    O método e a forma como trabalharam o tema foi exemplar.
    Beijinos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Esta experiência foi muito, muito interessante.~
    PARABÉNS.
    Beijos.
    Helena Cadima

    ResponderEliminar
  4. Umapartilha muito interessante. Por coincidência este fim de semana o nosso Duarte foi à Serra da Estrela e troxe-nos um bocadinho de neve dentro de um frasco de vidro.

    ResponderEliminar
  5. Adorei e aprendi contigo, Ofélia (excelente formação e formadora)!
    bj Teresa

    ResponderEliminar