sábado, 21 de janeiro de 2012

Hamburguer: saúde e geometria

Quando falamos de comidas preferidas, os meninos do grupo arco-íris referem o hamburguer, claro!
Portanto, tinhamos que abordar a questão do hamburguer e ajudá-los a perceber o que há de errado naqueles hamburguers com muito sal, muita gordura, muitos molhos e sobretudo, com muitas batatas fritas e bebidas com muito açúcar a acompanhar.
Nada há de mal nos hamburguers que podemos fazer em casa, com pouco sal e molhos, sobretudo se lhe acrescentarmos alface, tomate... e se não fizermos deles a nossa comida de todos os dias.
- E as batatas fritas? - perguntaram os meninos.
Pois, isso é a parte pior parte dos hamburguers e por isso desta vez não as acrescentámos.
Na hora de fazer os hamburguers algumas crianças referiram que não gostavam dos vegetais, mas foi-lhes pedido que os usassem, porque era importante provar. Na hora de comer, também foi necessário insistir para que provassem.
Na sala explorámos a forma do hamburguer, fizemos um jogo para descobrir objetos com a forma  circular. No fim do dia fomos à sala 2 oferecer o lanche. Só uma menina de 3 anos não quis provar o hamburguer e muitos meninos foram dizendo que afinal gostavam com alface, com tomate e com cebola!




4 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns!
    Parabéns pelo blog e por todo o trabalho desenvolvido com as crianças.
    Beijinhos
    Carla S

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carla, fazemos o possível!
    bj

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez...muito bom!!
    Parabéns pela criativa abordagem.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta atividade... assim se desconstroem ideias feitas e se aprende a tornar mais saudável a comida que os mais pequenos preferem. Parabéns!

    ResponderEliminar