sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cinema, experiências sensoriais, animais em vias de extinção e Carnaval!

Esta semana fomos ao cinema no JI de Carapinheira. Quer dizer, como a crise não nos permite ir muito longe por falta de transporte, inventámos uma sessão de cinema no JI.
Era dia de culinária no grupo Arco-Íris e decidimos fazer pipocas. Como era preciso decidir se queriamos as pipocas doces ou salgadas, fizemos antes uma pequena experiência de exploração sensorial: adivinhar com os olhos vendados através de um dos 5 sentidos, o paladar, onde estava o sal e o açúcar. Só houve 2 meninos de 3 anos que não conseguiram identificar, ou pelo menos nomear, corretamente os sabores.

Tudo pronto e lá fomos para a sala escura preparada a preceito, cada um sentado na sua cadeirinha. A Ofélia fez a voz para desligar os telemóveis e nós fizemos de conta que sim. Alguns de nós nunca tinham ido ao cinema e aprenderam que não se comenta o filme em voz alta, que não se muda de cadeira no intervalo...
Sabem que filme é que vimos?

Na sala pudemos, a partir deste filme, explorar o conceito de animais em vias de extinção, e assim relacionar com a pesquisa que andamos a fazer sobre o burro. Também pudemos falar do Carnaval no Mundo, já que o Rio de Janeiro é a terra do Carnaval e afinal de contas estamos quase em tempo de folia.
Todos os meninos adoraram, mesmo aqueles que já foram ao cinema. Temos que repetir esta experiência mais vezes. Mesmo alguns meninos que têm dificuldade em ficar quietos portaram-se lindamente e olhem que o filme é longo!

2 comentários:

  1. Excelente ideia - ir ao cinema sem sair da sala de aula!!!
    Provavelmente a Sofia não soube identificar os sabore....
    Boa semana de trabalho.
    Beijos.
    Helena Cadima

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Cá estamos para mais uma semana animada, espero!
    bj

    ResponderEliminar