sábado, 17 de março de 2012

Porque estamos em maré de histórias...

Uma pequena reflexão em torno da importância da literatura infantil no JI, realizada no contexto da formação que me encontro a fazer...
Registar histórias e comunicá-las integra a história da humanidade, desde o tempo em que não havia um código escrito para o fazer. Podemos buscar justificativas em diferentes teorias, nomeadamente aquelas que procuram compreender a ação humana em estreita relação com as necessidades do homem, mas também podemos simplesmente constatar a natureza histórica desse facto e observar a evolução na forma e estilos de o fazer. Impossível será não reconhecer a literatura como património histórico e cultural da humanidade, imprescindível, portanto, à nossa identidade de seres vivos do género humano.
A literatura infantil surge a par com o nascimento da ideia de infância na modernidade (Ariés, 1960), quando esta se começa a reconhecer enquanto categoria geracional distinta. Evidentemente, inicialmente a literatura era apenas acessível a crianças leitoras, ou seja, às crianças das classes altas.
A evolução trouxe a alfabetização generalizada e a democratização da literatura infantil em sociedades ocidentais como a nossa. Hoje é acessível a quase todas as crianças, sobretudo a partir do momento em que se tornam leitoras, dada a maior facilidade com que têm acesso a livros em contexto escolar. 
Os estudos da década de 90 do século XX e do início deste século revelaram como o acesso aos livros e a exposição a práticas pecoces de leitura é determinante na qualidade do percurso de leitor (ver por exemplo as revisões da literatura de Lourdes Mata), o que conjugado com os maus resultados obtidos por Portugal em literacia, por essa altura, levou a um forte investimento político em programas de incentivo à leitura através do acesso a livros, sobretudo em contexto escolar. O PISA de 2009 revela uma evolução significativa por comparação com o estudo de 2000 dos níveis de literacia entre a população estudantil. Uma relação de causa efeito?
Independentemente do apuramento dos efeitos desses programas, podemos buscar fundamento para a importância da literatura infantil em argumentação já sustentada em investigação. Ou seja, o uso pedagógico da literatura infantil, que  historicamente encontramos associado à educação moral das crianças, é hoje reconhecido como aliado do educador porque fornece modelos e ideias, alarga o tipo de experiências das crianças proporcionando-lhes conhecimentos que muitas vezes não conseguiriam obter por vivências diretas, «abre o apetite» para os livros e desperta novos interesses, ensina as crianças a lidarem e manusearem os livros, apoia as crianças na construção de muitos conceitos sobre a escrita e aumenta o seu vocabulário (Galda & Cullinan, citados por Mata, 2008).
São estes últimos argumentos que levaram as educadoras do agrupamento da Carapinheira a colocar duas linhas de ação no PAA dedicadas ao uso de literatura infantil em contexto de sala  de atividades: “ler histórias no jardim de infância”, que pretende alargar a intervenção a outros agentes da comunidade educativa; e o “projeto 2 histórias”, que visa fazer uma sistematização didática de pelo menos dois textos em todas as salas de atividades ao longo do ano. Há ainda a realçar a “leitura em vai e vem” (proposta do PNL) que deseja levar as famílias a participar semanalmente no projeto de cada criança leitora, para além do investimento particular em literatura infantil que cada educador faz na sua prática diária.
Um começo bem intencionado, com a consciência de que ainda há muito para fazer.



3 comentários:

  1. Ofélia, essa formação é interessante. Por aqui não há nada relacionado com o nosso setor, por enquanto! Só bullying e conflitos, empreendedorismo...
    Essa formação é oferta de algum centro de formação?
    bj Teresa

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  2. É uma formação no agrupamento no âmbito do ensino do português e aberta a todos os níveis de ensino. É feita em articulação com a ESEC.

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  3. Muito interessante a formação e igualmente importante a valorização dada ao uso quotidiano da literatura infantil em contexto de jardim de infância. Estão no bom caminho...

    Bjs, Juca e Sala Fixe

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