quinta-feira, 26 de abril de 2012

25 de abril: o valor da liberdade

"Foi há muitos anos..." Não podia deixar de ser, a conversa sobre o 25 de abril, a história, no JI de Carapinheira. Depois, seguiram-se caminhos diferentes nos dois grupos.
No grupo Arco-Íris explorou-se a projeção de um livro sobre o valor da liberdade, uma obra pensada pelo seu autor para explorar conceitos e valores. No grupo Sol, cada criança expressou o que pensava a propósito.

Grupo Arco-Íris
Podemos fazer tudo o que queremos?
-Não, porque tem de se ouvir as mães- Estela
-Não, porque somos obrigados a fazer outras coisas - Mafalda
-Temos de ouvir os mais velhos - Estela
-Não se pode tratar mal os animais - João
-Não se faz có-có no chão porque é feio - Estela
-E polui a terra - Afonso
-Fica a cheirar mal- João
-O planeta  fica cheio de lixo e rebenta - João


Somos obrigados a fazer aquilo que os outros querem?
-Não, mas não podemos fazer barulho quando os outros estão a trabalhar - Afonso
-Porque as pessoas se estiverem a trabalhar com muito barulho, enganam-se - João
-Os pequenos é que têm de fazer o que os adultos mandam - Diogo
-Só tenho de fazer, quando os adultos mandam - Mariana
-Acho que não, quando temos 5 anos já não é preciso lições dos pais - Rodrigo


Para ser livre é preciso ser adulto?
- Não, dizemos aos adultos "deixem-me em paz" - Estela
- Sim, porque só os adultos podem ir onde querem, podem conduzir um carro - João
- Na escola podemos ser livres lá fora se não formos para a estrada. Na sala sou livre às vezes, outras não sou quando os adultos mandam - Diogo
- Se queremos dar uma flor não é preciso ser muito alto. As crianças também são livres para dar flores- Gustavo.
- Eu sou livre lá fora, aqui dentro, em casa e em todo o lado- Afonso
-Não, porque eu lá fora e aqui dentro sou livre. Ser livre é estar, sem umas pessoas chatearem as outras- A. Mafalda
-Ser livre é estar sozinho - Mafalda
-Não, porque eu brinco muito - Carolina


Temos todos o direito de ser livres?
-Sim, porque nós gostamos - Rodrigo
-O meu pai não é livre, porque está chateado com o meu irmão - João
-Os ladrões, os ciganos e os negros não têm o direito de ser livres, porque roubam- Diogo
-Não é nada, na escola do meu pai e da minha mãe há negros e aqui também - A. Mafalda


Para que serve a liberdade?
-Para estar com os amigos - A. Mafalda
-Serve para fazer felizes - Afonso
-Serve para brincar - Mafalda
-Serve para pensar e ficar quieta - Estela
- Para brincar - Mariana S.


Grupo Sol



3 comentários:

  1. As vozes das crianças são o que há de mais genuíno... e devem ser escutadas e compreendidas!
    Fantástico!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos dos grupos do Arco-Iris e do Sol!
    Adorei saber que alguns de vocês já sabem o que é a Liberdade!Todos devemos ser livres de dizer o que sentimos...Parabéns pelo vosso trabalho!
    Graça Gomes

    ResponderEliminar
  3. Olá amiguinhos!

    Parabéns pelo vosso excelente trabalho.

    Bjs

    Isabel Lourenço

    ResponderEliminar