terça-feira, 15 de maio de 2012

Uma nuvem na casa de banho

Uma das questões das crianças, surgida na chuva de ideias inicial, realizada no âmbito do projeto "O rio e a vida", tinha a ver com o ciclo da água. As crianças sabiam que a chuva vinha das nuvens e já tinham ouvido dizer que a água ia dos rios e dos mares para as nuvens. Mas como vai lá parar? Porque é que às vezes há nuvens e chove e outras vezes não?
Primeiro testámos a hipótese da Ana Mafalda: andámos no recreio a apalpar o ar para descobrir os tubos invisíveis. Depois surgiu a proposta da experiência "Uma nuvem na casa de banho". Porquê na casa de banho? Porque para a experiência precisamos, para além da água quente com sal numa tina de vidro e gelo sobre uma tampa, de uma luz  que ajude a observar o fenómeno. É necessário um sítio escuro e nós só temos a casa de banho dos adultos com essas características no JI de Carpinheira!






11 comentários:

  1. Ora aqui está a melhor forma de aprender: trabalhando por projeto. É isto em que eu acredito e tenho pena que nem sempre seja possível/fácil de concretizar em muitos contextos de educação de infância...
    No que ao vosso projeto diz respeito, está a seguir as etapas essenciais, no meu ponto de vista e de acordo com o que costumo fazer: ouvir as crianças, ir atrás das suas ideias, comprovar ou não as suas hipóteses, tal como vocês têm feito.
    Daqui para a frente, "o caminho faz-se andando", escutando, experimentando e avançando, tal como tenho a certeza que irão fazer!
    Muitos parabéns a todos os envolvidos, continuem a mostrar-nos os vossos progressos para, por um lado, nos darem a conhecer os resultados do vosso projeto e a forma como responderam ás perguntas e, por outro, para mostrarem o que é qualidade em contexto de pré-escolar.
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Juca. É bom saber que há quem fale a mesma linguagem que nós.

      Eliminar
  2. Olá tudo de bom ...
    Obrigada por seguir o meu blog .
    Também estou a seguir o seu , como poderá ver .
    Parabéns o seu blog está magnifico .


    Ernesto
    ernestocastanha.blogspot.com
    ernestocastanha.blgs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo incentivo.
    Ofélia

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. É muito bom ouvir falar de boas práticas. Continuem e vão partilhando.

    ResponderEliminar
  5. É muito bom saber que as nossas crianças fazem este tipo de actividades na escola.
    Muito obrigado às educadoras.
    Teresa Figueira

    ResponderEliminar
  6. Quando um projeto tem por base questões colocadas pelos alunos, tem tudo para ser significativo. Depois é "só" arregaçar as mangas e trabalhar muito.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela pela força que nos dão desse lado do mar.
      bj

      Eliminar
  7. É muito bom ver estas excelentes práticas, aqui as crianças vivenciam os seus pensamentos...as várias ideias que tem...!
    Continuem este excelente trabalho e não deixem de dar a conhecer o trabalho que se realiza no Pré-Escolar ...fico á espera de mais
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Fico atenta ao vosso trabalho. Espreitei e gostei!

      Eliminar
  8. Sendo eu da área de Física e Química, considero este trabalho extremamente interessante. É muito importante e motivador para as crianças estas experiências pois só assim é que elas entendem como é as "coisas" funcionam.
    As atividades desenvolvidas são excelentes e o Jardim de Infância, bem como as educadoras, estão de parabéns.
    Continuem o vosso bom trabalho.
    Beijo.
    Helena Cadima

    ResponderEliminar