Uma das questões das crianças, surgida na chuva de ideias inicial, realizada no âmbito do projeto "O rio e a vida", tinha a ver com o ciclo da água. As crianças sabiam que a chuva vinha das nuvens e já tinham ouvido dizer que a água ia dos rios e dos mares para as nuvens. Mas como vai lá parar? Porque é que às vezes há nuvens e chove e outras vezes não?
Primeiro testámos a hipótese da Ana Mafalda: andámos no recreio a apalpar o ar para descobrir os tubos invisíveis. Depois surgiu a proposta da experiência "Uma nuvem na casa de banho". Porquê na casa de banho? Porque para a experiência precisamos, para além da água quente com sal numa tina de vidro e gelo sobre uma tampa, de uma luz que ajude a observar o fenómeno. É necessário um sítio escuro e nós só temos a casa de banho dos adultos com essas características no JI de Carpinheira!
Ora aqui está a melhor forma de aprender: trabalhando por projeto. É isto em que eu acredito e tenho pena que nem sempre seja possível/fácil de concretizar em muitos contextos de educação de infância...
ResponderEliminarNo que ao vosso projeto diz respeito, está a seguir as etapas essenciais, no meu ponto de vista e de acordo com o que costumo fazer: ouvir as crianças, ir atrás das suas ideias, comprovar ou não as suas hipóteses, tal como vocês têm feito.
Daqui para a frente, "o caminho faz-se andando", escutando, experimentando e avançando, tal como tenho a certeza que irão fazer!
Muitos parabéns a todos os envolvidos, continuem a mostrar-nos os vossos progressos para, por um lado, nos darem a conhecer os resultados do vosso projeto e a forma como responderam ás perguntas e, por outro, para mostrarem o que é qualidade em contexto de pré-escolar.
Bom trabalho!
Obrigada Juca. É bom saber que há quem fale a mesma linguagem que nós.
EliminarOlá tudo de bom ...
ResponderEliminarObrigada por seguir o meu blog .
Também estou a seguir o seu , como poderá ver .
Parabéns o seu blog está magnifico .
Ernesto
ernestocastanha.blogspot.com
ernestocastanha.blgs.sapo.pt
Obrigada pelo incentivo.
ResponderEliminarOfélia
Parabéns pelo trabalho desenvolvido. É muito bom ouvir falar de boas práticas. Continuem e vão partilhando.
ResponderEliminarÉ muito bom saber que as nossas crianças fazem este tipo de actividades na escola.
ResponderEliminarMuito obrigado às educadoras.
Teresa Figueira
Quando um projeto tem por base questões colocadas pelos alunos, tem tudo para ser significativo. Depois é "só" arregaçar as mangas e trabalhar muito.
ResponderEliminarBeijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
Obrigada Anabela pela força que nos dão desse lado do mar.
Eliminarbj
É muito bom ver estas excelentes práticas, aqui as crianças vivenciam os seus pensamentos...as várias ideias que tem...!
ResponderEliminarContinuem este excelente trabalho e não deixem de dar a conhecer o trabalho que se realiza no Pré-Escolar ...fico á espera de mais
Paula
Obrigada. Fico atenta ao vosso trabalho. Espreitei e gostei!
EliminarSendo eu da área de Física e Química, considero este trabalho extremamente interessante. É muito importante e motivador para as crianças estas experiências pois só assim é que elas entendem como é as "coisas" funcionam.
ResponderEliminarAs atividades desenvolvidas são excelentes e o Jardim de Infância, bem como as educadoras, estão de parabéns.
Continuem o vosso bom trabalho.
Beijo.
Helena Cadima