quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Chegou o outono

Falámos a propósito, ouvimos histórias e lá vieram à baila as folhas caídas.
Muitos meninos levaram as folhas do outono para a sala, andaram a apanhá-las com os familiares. Chegaram com a descoberta de que as folhas do outono (que caiem das árvores) não são verdes, são castanhas, amarelas, cor de laranja e vermelhas.
Hoje a Sofia entrou com um saco de folhas e disse: "Estas não são do outono, são verdes, o meu avô apanhou das árvores".
Depois observámos as folhas e verificámos que têm tamanhos e formas diferentes, escolhemos os critérios para classificar as folhas, ou tentámos. Somos pequeninos! Houve quem escolhesse o critério "bonitas", pouco científico, mas muito pessoal.


Depois a Ofélia sugeriu fazer uma "coisa gira" com as folhas e com a palavra outono

 Mostramos como ficou noutro dia, hoje não temos foto.

Ainda a propósito das cores do outono, os meninos não sabiam, alguns já não se lembravam, como se faz cor de laranja e castanho. E lá fomos nós fazer a experiência.
Lançámos hipóteses a partir das 3 cores que a Ofélia nos mostrou(azul, amarelo e vermelho) e testámos as hipóteses. Descobrimos o laranja, o verde, o roxo (o que não estava nos nossos planos) mas castanho nada! Depois um menino sugeriu juntar vermelho ao verde que tínhamos feito e.... Boa! Conseguimos!


Grupo Palhaço (grupo1 do JI de Carapinheira)

Sem comentários:

Enviar um comentário