No Jardim de Infância de Carapinheira, um estabelecimento com 2 salas e 45 crianças, os projectos de construções tridimensionais são mais que muitos. Quase sempre construções tridimensionais que as crianças idealizam como objectos para brincar (brinquedos).
Abraçar a filosofia de projecto, desenvolvendo uma pedagogia participada pelas crianças, exige que o educador seja capaz de:
- aceitar as ideias das crianças e o seu ritmo de trabalho;
- "andaimar" (Bruner) a realização das crianças para que atinjam níveis de realização superiores;
- lidar com o imprevisto;
- demonstrar disponibilidade para dar respostas atempadas às intenções das crianças...
É um caminho difícil de percorrer que resulta num currículo emergente, traçado numa fase inicial com poucos pormenores de concretização, embora à partida esteja já perene de intenções. Sabemos onde queremos chegar, mas deixamos que as crianças tracem o percurso connosco.
Hoje deixo-vos a documentação fotográfica do "projecto da garagem" do João Pedro (Grupo 1).
|
O projecto inicial |
|
A escolha do material |
|
A ajuda preciosa dos amigos |
|
O investimento pessoal e a persistência |
|
O produto final |
Fantástico...parabéns a todos!
ResponderEliminarbj Teresa Rebelo