segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dança na educação pré-escolar?

Proponho que hoje nos debrucemos sobre o enunciado das Metas de Aprendizagem, como mote para reflexão. Ainda que não tenham carácter normativo, as Metas de Aprendizagem são uma orientação para o educador. 
Com que actividades podemos atingir estas metas? São efectivamente desenvolvidas actividades nos jardins de infância que possibilitem aprendizagens do domínio da dança?


O enunciado das Metas de Aprendizagem...

DOMÍNIO: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Subdomínio: Comunicação e Interpretação
Meta Final 42) experimenta movimentos locomotores e não locomotores básicos e movimenta-se e expressa-se de forma coordenada, utilizando o corpo no espaço, no tempo e com diferentes dinâmicas.
Meta Final 43) sincroniza-se com o ritmo da marcha/corrida e com estruturas rítmicas simples.
Meta Final 44) comunica através do movimento expressivo, vivências individuais, ideias, temas, histórias e mensagens do quotidiano.
DOMÍNIO: DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
Subdomínio: Produção e Criação
Meta Final 45) cria e recria movimentos simples locomotores (acções), não locomotores (inacções) a partir de estruturas rítmicas básicas.
Meta Final 46) utiliza de diferentes modos os vários segmentos do corpo em resposta aos estímulos fornecidos por um adulto (mexer a cabeça, o pé, a mão, os dedos e o tronco).
Meta Final 47) responde com uma série de movimentos a estímulos que correspondem a acções (explodir, rastejar, rebolar, balancear, girar, deslizar).
Meta Final 48) imita de formas variadas objectos, animais bem como situações comuns da vida real.
DOMÍNIO: APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ELEMENTAR DA DANÇA
Subdomínio: Conhecimento e Vivência da Dança
Meta Final 49) identifica movimentos básicos locomotores (andar, correr, saltitar, saltar, rodopiar) e não-locomotores (alongar, encolher, puxar, empurrar, tremer, torcer).
Meta Final 50) conhece, e interpreta com o corpo, trajectórias curvas e rectilíneas; movimentos no plano horizontal e vertical e de grande e pequena amplitude; estruturas temporais lentas e rápidas e estruturas dinâmicas fortes e fracas.
Meta Final 51) produz composições rítmicas a partir de temas reais ou imaginados, utilizando os elementos da comunicação expressiva individualmente ou em conjunto.
DOMÍNIO:COMPREENSÃO DAS ARTES NO CONTEXTO
Subdomínio: Fruição e Contemplação
Meta Final 52) aprecia e comenta peças de dança do património artístico que lhe são mostradas através dos meios audiovisuais ou em espectáculos ao vivo.
Meta Final 53) a criança descreve formas de movimento relacionadas com experiências diárias, animais, personagens.
Meta Final 54) participa em danças de grupo e comenta e discute com os colegas essas experiências artísticas.


Talvez sim, talvez existam jardins de infância onde desenvolvem actividades que tocam o domínio da dança. Confesso que apenas conheci um e que não tenho encontrado partilhas em que a dança seja abordada com uma intencionalidade que garanta aprendizagens neste domínio.
Nos jardins de infância do meu agrupamento as educadoras lutam com o que apelidam de algumas dificuldades e desconhecimentos. No entanto, procuram encontrar tempos e espaços em que a dança seja intencionalmente abordada. Aqui fica um exemplo de um desses momentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário