domingo, 16 de janeiro de 2011

A propósito do projecto 2 histórias

Temos tendência a desvalorizar aquilo que fazemos no JI. Há coisas que fazemos tão naturalmente que já não reparamos no seu potencial educativo.
Em todos os grupos de JI do nosso agrupamento, a actividade de culinária realizada de forma regular é uma realidade (há grupos em que é realizada semanalmente). Estamos conscientes das oportunidades que esta actividade nos proporciona para trabalhar conceitos matemáticos (ver por exemplo, brochura com a chancela do Ministério da Educação), mas também do seu potencial para desenvolver nas crianças as capacidades manipulativas essenciais, a autonomia, para ajudar a sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável, para trazer as famílias ao JI (principalmente avós com as suas receitas),  etc.
Mas há algo suficientemente informativo sobre o potencial educativo destas actividades que esclarece  qualquer dúvida: as crianças atingem níveis de implicação elevados (para um esclarecimento do conceito, ver a propósito os materiais a que temos vindo a divulgar neste espaço sobre o SAC).

 

Desta vez, no grupo 2 do JI de Meãs do Campo fizeram-se bolachas com forma de animais, estabelecendo relação com os animais referidos no poema de Álvaro Magalhães.

2 comentários:

  1. Uma das muitas actividades que gosto de desenvolver no JI...e é verdade que as crianças se envolvem completamente (desde que o Educador o permita ou tenha consciência plena de que o deverá fazer).
    bj Teresa Rebelo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Teresa. É muito importante neste momento relembrar as colegas destas verdades.

    Ofélia

    ResponderEliminar