quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Educação em ciências? A propósito dos habitats

Classificámos animais segundo diferentes critérios: habitat, revestimento, alimentação...
Hoje noticiamos o que estamos a fazer a propósito do habitat.


Habitat água
Depois de vermos um filme sobre o tema conversámos sobre o que sabíamos sobre o assunto:
     -O mar é salgado
     -O rio não é salgado, tem água doce
     -Tem espuma
     -Tem ondas
    -As ondas vão a rolar para a areia e depois voltam para trás
    -Tem rochas com buracos que foram feitos com a água!

     Pintámos o mar

Resolvemos sair para procurar animais que vivem na água
Encontrámos uma bacia com água, mas não havia animais porque era para lavar a roupa!
Vimos nas barrocas, mas só havia folhas, não havia animais!  A barroca era pequena e suja.
Se calhar nas Meãs do Campo não há animais que andem na água, porque para isso é preciso haver um rio ou um mar e aqui não encontramos nenhum!
    
Então como é que podemos ter um animal que vive na água em nossa casa? (pergunta da educadora)
     -Numa piscina
     -Numa bacia
     -Com uma torneira
     -Num aquário
     E como é um aquário? (pergunta da educadora)
     - É redondo
     -Alguns são quadrados
     - São de vidro, porque os peixes querem ver
     - E conseguirem nadar
     -Também têm que ter umas rochas com buracos para os peixes descansarem muito bem e dormirem
     -É de vidro para nós também vermos bem!
     -Partimos então para a construção de um aquário e peixes de brincar
     Os peixes têm...
    -Barbatanas que servem para nadar
    -Olhos que são para ver
    -Muitas cores
    -Boca para comer as ervinhas que estão no fundo do mar
    -Eles não têm frio porque estão debaixo de água durante muito tempo
    -Eu acho que eles tem nariz porque tem ranhoca!!
    -Há peixes pequenos grandes e médios
 
“Eu acho que os peixes têm boca para falar! Eles chamam os outros peixinhos para se esconderem por causa do tubarão que vai passar.
Quando os peixinhos saem de casa deles o tubarão apanha-os e depois come-os. Depois ele vai embora porque os peixinhos escondem-se. Quando está sol os peixinhos saem para cima da água e quando vêem a barbatana do tubarão escondem-se!” (Francisco)











Habitat Có-có
As lombrigas vivem no có-có!
Então vamos fazer um có-có (sugeriu a educadora).










Enrolámos várias folhas de jornal, depois colámos umas às outras, d
emos a forma redonda e pintámos de castanho (apesar de alguns meninos dizerem que o có-có é preto, ganhou numa acesa discussão o castanho!!!)
O grupo de trabalho concluiu que o có-có em causa "era de cão e estava na relva". Fizemos a relva e as lombrigas.







Grupo 2 do JI de Meãs do Campo



7 comentários:

  1. Como é que se limpa o aquário quando tem muitos peixes?Sabem?Se não sabem perguntem à educadora

    E ,também concordo com os meninos que dizem que o có-có é castanho...

    Gosto muito de ver os vossos trabalhos.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Ora pois, eu também não sei como se limpa um aquário quando tem muitos peixes! Aí está uma coisa que preciso aprender.
    Ofélia

    ResponderEliminar
  3. Ricardo

    Convem mudar os peixes antes...senão...
    Lindos trabalhos
    A Natureza ensina-nos muito...

    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Olá, parabéns pelo blog e pelas actividades fantásticas.Continuação de bom trabalho!!

    ResponderEliminar
  5. O truque é só tirar os peixes? E eu a pensar que havia uma técnica extraordinária!

    ResponderEliminar