Pergunta inicial: Como vamos "arrumar" estes vegetais em duas taças?
Primeiro as crianças arrumaram sem critério, mas quando questionadas sobre o porquê da divisão chegaram ao critério "forma": o que é arredondado e o que não é.
Vamos partir os vegetais e descobrir o que têm dentro. Pois é, alguns têm sementes outros não. Chamamos frutos aos que têm sementes, e não-frutos aos que não têm. O fruto é uma parte de uma planta...
Novo desafio: Vamos "arrumar" os frutos numa taça e os não-frutos noutra.
Agora a divisão é bem diferente. O limão ficou ali no meio, porque não tinha sementes, embora as crianças soubessem que há limões com sementes.
Finalmente: Vamos fazer uma salada de frutas. Olha, usamos frutos na salada de frutas, mas não usamos todos. A beringela não usamos... e usamos não-frutos, como a banana!
Conclusão: as palavras fruto e fruta não querem dizer a mesma coisa. Fruto é a palavra que usamos para designar a parte de uma planta, fruta a palavra que usamos para designar aqueles vegetais saborosos, muito docinhos e saudáveis que nós comemos. O Nuno e muitos outros meninos perceberam muito bem!
Bom Dia,Bom dia! Também vou começar um projecto sobre alimentos, lá na minha salinha! Vamos lá ver se eles me levam para este tipo de actividade e se chegam a estas conclusões também! Um beijinho grande e continuação de bom trabalho... Rute Renca
ResponderEliminarBom trabalho Rute. Depois conta como foi.
ResponderEliminarbj
Olá Olá ;)
ResponderEliminarPosso dizer que este tipo de actividades são sempre muito apetecíveis :P
Eu tive a oportunidade, no meu estágio no Jardim-de-Infância de Meãs do Campo, de proporcionar esta actividade com as crianças e elas adoraram, foi muito engraçado todo o desenrolar da mesma...
Preparei a actividade de uma forma e ela deu as suas voltas necessárias, para poder responder ao interesse das crianças, mas tive o resultado esperado...
Eles conseguiram identificar a diferença entre fruto e legume e aprenderam que alguns dos frutos são utilizados como legumes, enquanto outros são utilizados como frutas ;)
Gostava de ter feito as duas saladas, a de fruta e a de legumes, mas as crianças, no momento em que começaram a provar os alimentos, não se limitaram a prová-los e alguns chegaram mesmo a comê-los ;)
Foi uma actividade bastante divertida e através da qual surgiram os conhecimentos necessários, penso que aprenderam imenso com esta actividade, bem como com todas as outras que se desenvolveram ;)
Os níveis de implicação e bem-estar nesta actividade estavam altíssimos ;)
Beijinhos e agradeço todos os conhecimentos que adquiri em conjunto com todos vocês ;)
Pois, só que não são legumes! Cientificamente falando são vegetais não-frutos. bj
ResponderEliminar