domingo, 3 de abril de 2011

Frutos e frutas

A educadora da sala 1 do jardim de infância de Meãs pediu-me que realizasse uma actividade descrita na brochura "Despertar para a ciência: actividades dos 3 aos 6 anos", porque a questão das plantas e das sementes faz parte da agenda diária do seu grupo actualmente. Lá fui eu toda contente fazer uma coisa de que gosto muito...

Pergunta inicial: Como vamos "arrumar" estes vegetais em duas taças?
Primeiro as crianças arrumaram sem critério, mas quando questionadas sobre o porquê da divisão chegaram ao critério "forma": o que é arredondado e o que não é.

Vamos partir os vegetais e descobrir o que têm dentro. Pois é, alguns têm sementes outros não. Chamamos frutos aos que têm sementes, e não-frutos aos que não têm. O fruto é uma parte de uma planta...

Novo desafio: Vamos "arrumar" os frutos numa taça e os não-frutos noutra.
Agora a divisão é bem diferente. O limão ficou ali no meio, porque não tinha sementes, embora as crianças soubessem que há limões com sementes. 
Finalmente: Vamos fazer uma salada de frutas. Olha, usamos frutos na salada de frutas, mas não usamos todos. A beringela não usamos... e usamos não-frutos, como a banana!

Conclusão: as palavras fruto e fruta não querem dizer a mesma coisa. Fruto é a palavra que usamos para designar a parte de uma planta, fruta a palavra que usamos para designar aqueles vegetais saborosos, muito docinhos e saudáveis que nós  comemos. O Nuno e muitos outros meninos perceberam muito bem!

4 comentários:

  1. Bom Dia,Bom dia! Também vou começar um projecto sobre alimentos, lá na minha salinha! Vamos lá ver se eles me levam para este tipo de actividade e se chegam a estas conclusões também! Um beijinho grande e continuação de bom trabalho... Rute Renca

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho Rute. Depois conta como foi.

    bj

    ResponderEliminar
  3. Olá Olá ;)

    Posso dizer que este tipo de actividades são sempre muito apetecíveis :P

    Eu tive a oportunidade, no meu estágio no Jardim-de-Infância de Meãs do Campo, de proporcionar esta actividade com as crianças e elas adoraram, foi muito engraçado todo o desenrolar da mesma...

    Preparei a actividade de uma forma e ela deu as suas voltas necessárias, para poder responder ao interesse das crianças, mas tive o resultado esperado...

    Eles conseguiram identificar a diferença entre fruto e legume e aprenderam que alguns dos frutos são utilizados como legumes, enquanto outros são utilizados como frutas ;)

    Gostava de ter feito as duas saladas, a de fruta e a de legumes, mas as crianças, no momento em que começaram a provar os alimentos, não se limitaram a prová-los e alguns chegaram mesmo a comê-los ;)

    Foi uma actividade bastante divertida e através da qual surgiram os conhecimentos necessários, penso que aprenderam imenso com esta actividade, bem como com todas as outras que se desenvolveram ;)

    Os níveis de implicação e bem-estar nesta actividade estavam altíssimos ;)

    Beijinhos e agradeço todos os conhecimentos que adquiri em conjunto com todos vocês ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois, só que não são legumes! Cientificamente falando são vegetais não-frutos. bj

    ResponderEliminar