sábado, 2 de abril de 2011

Planificação e avaliação: a participação das crianças

Temos feito, nos últimos anos,  um grande esforço com o intuito de melhorar as nossas práticas, nomeadamente quanto a torná-las mais participadas pelas crianças.
Há dois momentos na rotina diária que nos parecem carecer de alguma sistematização dessa participação, porque temos intenção de ir além da reunião tradicional com as crianças, no início e no fim do dia, em que por diferentes motivos é difícil ouvir todos. Sabemos, por exemplo, que essas reuniões não podem estender-se no tempo, sob pena de se tornarem pouco proveitosas e também sabemos que todas as crianças precisam de um tempo e de um espaço para fazer as suas escolhas (aprendendo assim a prever, a fazer planos, a tomar decisões) e a avaliar o que fazem (consciencializando o que lhes agrada e o que lhes desagrada como forma de ganhar controle sobre as suas vivências).
Assim, em todas as salas de jardim de infância do nosso agrupamento as educadoras têm vindo a ensaiar instrumentos que apoiem a prática de planificação e avaliação com as crianças. Hoje deixo uma nota sobre a prática da sala 1 do jardim de infância de Carapinheira.

  • As crianças começam o dia numa curta reunião com a educadora, em que se trocam algumas impressões, a educadora faz as suas propostas de actividades para o dia e as crianças colectivamente fazem as suas propostas (projectos individuais e de grupo). Em seguida as crianças mais velhas, e as mais novas que o desejarem,  fazem o registo escrito da sua planificação para o dia. As crianças mais novas que não queiram fazer planificação escrita ficam com a educadora a fazer a planificação oralmente (a educadora passa a escrito).
  • As crianças acabam o dia com a avaliação. Registam na mesma folha em que fizeram a planificação o que fizeram e gostaram ou não de fazer. Tal como acontece com a planificação, as crianças mais jovens fazem geralmente a avaliação oralmente com a educadora.
  • A educadora, com alguma regularidade, apoia os momentos de avaliação escrita e regista também os motivos que levam as crianças a avaliar positiva ou negativamente as actividades.
Apoio visual na planificação (escrita de palavras)

Avaliação sem apoio visual
Temos neste momento algumas ideias a favor  desta  prática de planificação e avaliação. Algo que inicialmente parece muito confuso, mas que rapidamente é interiorizado pelas crianças e se torna um apoio fundamental para o educador no conhecimento das crianças e dos seus interesses.

3 comentários:

  1. Muito interessante ( e importante...)o processo de planificação e avaliação realizado com as crianças. Gostei muito .Continuação de Boas práticas!

    graça ( JI Coto)

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  2. olá Ofélia, gostava de saber mais sobre essa forma de planificar e avaliar, pois também gostava de alterar a forma como os meninos planificam e avaliam o seu dia.
    Se concordar,poderemos trocar ideias através do e-mail de CEAJI, www.ceaji.blogspot.com.

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